fazendeiras - pintura
CONSTRUÇÃO CIVIL
Este curso ocorreu em três módulos: o primeiro voltado para as mulheres do Jardim Colombo, o segundo para as mulheres da comunidade do Porto Seguro (zona oeste de São Paulo; também faz parte do Complexo Paraisópolis) e o terceiro voltado a pinturas especiais, este último em parceria com as Tintas Coral e a CASACOR, sendo realizado em seu espaço. As aulas foram ministradas pelo pintor Gabriel Marques, com vasta experiência na área.
MÓDULO 1 - JARDIM COLOMBO
Neste módulo, as fazendeiras aprenderam sobre técnicas e instrumentos do universo da pintura.
Conforme proposta inicial dos cursos das Fazendeiras, as aulas passam por teoria e prática, com esta fase sendo realizada nas casas delas.
MÓDULO 2 - PORTO SEGURO
Neste módulo, levamos o curso de Pintura para o Porto Seguro, comunidade vizinha do Jardim Colombo.
As moradoras puderam ter contato com este universo da pintura, aplicando os aprendizados adquiridos em algumas de suas residências e também unindo forças para reformar o espaço que virá a ser a associação de moradores da comunidade.
MÓDULO 3 - PINTURAS ESPECIAIS
No último módulo de pintura, as fazendeiras de ambas as comunidades foram convidadas a realizarem um curso de pinturas especiais no espaço da CASACOR, no Allianz Parque (zona oeste de São Paulo), em parceria com as Tintas Coral.
Seguindo a mesma linha de aprendizado, elas puderam ter contato com a temática não só na teoria, mas também na prática, aplicando as técnicas adquiridas em espaços que compuseram a exposição CASACOR São Paulo 2021. Um dos ambientes é o do arquiteto Fernando Brandão - "Espaço Coral - uma janela para o amanhã" e o outro da arquiteta Beatriz Quinelato - "Estúdio Terra".
Programa Coral Mulheres na Cor
Desde 2020, o Fazendinhando criou o Projeto Fazendeiras, que qualifica mulheres na área da construção civil, conecta com o mercado de trabalho e reforma ambientes precários.
Agora, em parceria com o Time da Coral, selecionou mulheres do Jardim Colombo para uma nova jornada. Através do Programa Coral Mulheres na Cor, que tem por objetivo treinar mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo todo o apoio necessário durante e pós sua formação, 16 Fazendeiras serão capacitadas como pintoras decorativas profissionais.
Os cursos presenciais iniciaram no dia 22 de junho e a previsão de formação completa é para o mês de outubro deste ano.
Lançamento do Programa Coral Mulheres na Cor
Crédito: AkzoNobel
Considerando o segmento a que se destina essa turma do Coral Mulheres na Cor, de acordo com pesquisa realizada em dezembro de 2021 pela Abrapp, Associação Brasileira de Pintores Profissionais, elas representam apenas 10,5% dos membros da entidade, o que mostra que esse é um mercado no qual as mulheres ainda buscam por maior representatividade e têm muito a contribuir. Para estimular a representação feminina na área a AkzoNobel, por meio da sua marca Coral, buscou empresas que compartilham de seu propósito de ser agente de inclusão e transformação social, por meio da sustentabilidade. O SENAI-SP, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina, é o parceiro de ensino do programa. Os parceiros financeiros são Bazar das Tintas, CASACOR, Dow Química, Oxiteno, Tintas MC e WACKER. Os parceiros de ferramentas são Condor e Vonder, e os de empregabilidade, Atala Engenharia e Abrapp. O Fazendinhando é a parceiro para relacionamento com as participantes.
Lançamento do Programa Coral Mulheres na Cor
Crédito: AkzoNobel
Conheça o projeto – O público-alvo da iniciativa são mulheres maiores de 18 anos, com escolaridade mínima do 4º ano do Ensino Fundamental, desempregadas ou com renda de até um salário mínimo, que fossem chefes de família com dependentes em idade escolar.
Para dar suporte às participantes durante toda a jornada de três meses, o Coral Mulheres na Cor conta com a parceria do Fazendinhando. O Instituto apoiou a campanha para divulgar localmente o programa e atrair mulheres com o perfil procurado, auxiliou na seleção e inscrição e é o pilar de relacionamento do projeto, elo entre as empresas e as participantes.
Durante dez semanas, as Fazendeiras receberão um curso completo com conhecimento 360º sobre pintura, totalizando mais de 200 horas. O início será o Curso de Formação de Pintor de Obra, na unidade SENAI Orlando Laviero Ferraiuolo, no Tatuapé, em São Paulo. Elas também participarão do PRINT (Preparação para a Inserção no Trabalho), com conteúdo que apoia o profissional para sua inserção e retenção no mercado de trabalho. O projeto ainda agrega palestras, mentorias e especializações promovidas pelas empresas parceiras. Também será oferecido um curso de 30 horas, na unidade de Mauá da AkzoNobel, pela Academia Coral, plataforma de treinamentos online e presencial da marca, que inclui conhecimento teórico e prático sobre diversos temas, tais como cores e tendências, equipamentos e produtos, aplicação de efeitos decorativos e tecnologias. Além disso, essas mulheres também contarão com o apoio de dois pintores profissionais experientes, Ana Machado e Leandro Piovesan, que acompanharão de perto a jornada de aprendizagem compartilhando dicas, boas práticas e sanando dúvidas.
No decorrer do curso, as participantes receberão bolsa-auxílio, transporte, alimentação, uniforme e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) custeados pelas companhias apoiadoras. Além disso, todas as formandas ganharão um kit de ferramentas manuais e elétricas, especialmente significativo para as que decidirem seguir jornada independente, com suporte para criar seus perfis e se juntarem à chamada Páginas Coloridas, plataforma digital que conecta consumidores que estão na jornada de pintura à profissionais de qualidade e confiança indicados pela Coral.
Créditos: Fazendeiras participantes da primeira edição do Programa Coral Mulheres na Cor
Formatura Mulheres na Cor