top of page

O PROJETO DO PARQUE POR MEIO DO PROCESSO PARTICIPATIVO

A construção do Parque Fazendinha se baseia em dois processos paralelos que se sustentam. Estes dois processos dependem um do outro. 

A transformação física não terá sucesso se este espaço não for adotado como próprio pelos moradores, ao mesmo tempo que essa ocupação do espaço não pode ocorrer sem a infraestrutura e o conforto necessários.

O projeto arquitetônico foi concebido a partir de uma análise dos resultados obtidos na oficina de processo participativo Fazendinhando, da interpretação dos sonhos e desejos dos moradores, além de um entendimento do uso do espaço.

Render 01 L.jpg

OFICINA FAZENDINHANDO

VARAL DE IDEIAS

A primeira parte da oficina consistiu em estimular as pessoas a pensarem e desenharem o espaço que elas sonham. Cada participante recebeu uma planta do terreno em A4 e pode se expressar de forma livre. A seguir os resultados:

COLE SUA IDEIA

Em uma planta da Fazendinha em A1 os participantes deveriam escrever suas ideias e sonhos em post-its e colarem espalhadas pelo espaço. As ideias coletadas foram as seguintes:

Screen Shot 2019-05-10 at 12.35.07 PM.pn

MAQUETE

Em cima de uma maquete do terreno da Fazendinha, os participantes foram estimulados a colocarem seus desejos para o parque de forma 3D. Aqui os resultados foram o seguintes:

PARTICIPAÇAO_1.JPG

O PROJETO

Ao final das três fases de implementação do Projeto Parque Fazendinha, será completada a conexão do alto do terreno até o córrego, gerando uma frente de contato com a água, e um fluxo de passeio, atividades, descanso e vivências.
O projeto mantém uma identidade que visa trazer uma atmosfera de natureza e campo, como uma fazenda. A grama predomina ao longo do parque, e quando o concreto é usado, por necessidade de criar planos rígidos, são feitas pinturas mantendo os tons de verde e criando movimento e ritmo com formas geométricas irregulares. O mobiliário e os equipamentos são em tons mais quentes, que remetem aos alimentos que eram plantados ali antigamente. 
No topo, uma estrutura em madeira mantendo a linguagem estética do projeto forma um pavilhão com vista para todo o parque e comunidade.
O projeto cria, portanto, uma permeabilidade tanto física quanto visual das duas extremidades do terreno, ao mesmo tempo que gera um respiro no coração do Jardim Colombo.

Screen Shot 2019-05-10 at 12.59.50 PM.pn
Screen Shot 2019-05-10 at 1.04.57 PM.png
bottom of page