top of page

FESTIVAIS FAZENDINHANDO

A ideia de organizar um festival surgiu da necessidade de executar algum tipo de projeto cultural no Jardim Colombo em um prazo inferior a dois meses, tendo em conta o tempo limitado de alguns colaboradores e aproveitando o período de férias das universidades. A princípio, se tratava de propor uma programação cultural para o bairro que servisse para mostrar  aos moradores o terreno da Fazendinha e seu potencial como espaço público. Desta forma, logo após o início das conversas, foi proposta a ideia de organizar o I Festival de Artes e Participação do Jardim Colombo para podermos sonhar juntos o futuro parque da comunidade, desde sempre com a proposta de oficinas e a participação de todos para a construção deste sonho.

iv Festival Fazendinhando

O IV Festival Fazendinhando aconteceu no dia 2 de Abril de 2023 e teve a presença de mais de 700 pessoas da comunidade, nele contamos com apresentações musicais, culturais e atividades recreativas, criando uma relação ainda maior dos moradores com a Fazendinha, proporcionando momentos de lazer, troca entre familiares e amigos, além de muita dança e gargalhadas!

Chegou o momento de compartilharmos um pouquinho dessa edição tão linda e impactante para a comunidade do Jardim Colombo.

Tivemos uma decoração única e exclusiva pensada com muito carinho no resgate das memórias da cultura nordestina e uma melhor utilização dos ambientes, pensando nisso a Fazendinha foi dividida por setores: 

 

O primeiro setor foi responsável por receber as principais apresentações e um lindo painel de desenhos feito pelas crianças por meio de uma das atividades educativas realizadas ao longo do mês de Março em parceria com o Instituto Olinto. O espaço ficou ainda mais confortável com os paletes que recebemos de doação da @rlhigiene que foram usados como contenção e montagem do palco.

Também tivemos intervenções nas paredes, com pinturas, hortas e lambe-lambe conduzidos pela arquiteta nordestina @larissasantanaarq com apoio dos voluntários do escritório @perkinswill

 

No segundo setor, o público podia se acomodar melhor ao longo do espaço livre e da arquibancada de pneus para assistir as incríveis apresentações e ver de pertinho o painel com fotos de alguns nordestinos da nossa comunidade, foi um espaço para a dança, para a comida e para a interação. Nesse espaço também contamos com a inserção de tecidos e itens decorativos personalizados, idealizado pela arquiteta @veronicavacaro com apoio da costureira Cidinha para trazer mais cor, vida e contar de outras maneiras um pouco mais dessa cultura tão linda!

 

O terceiro setor, recebeu enormes e divertidos brinquedos, tais como: pula pula, tobogã, escorregador, as crianças adoraram cada minuto!

 

O quarto e último setor, foi um espaço mais dinâmico com trocas de diferentes atividades. Começamos com o lindíssimo painel nas paredes ao lado da Fazendinha com a arte do grafiteiro Jeff que ilustrou muito bem alguns cenários da cultura nordestina representando tudo pelas cores e desenhos, além de recuperar o espaço, as pinturas receberam uma grande interação dos moradores que queriam registrar seus momentos ali!

Também aconteceram atividades artísticas como pintura de rosto e unhas, @(?) massinha com @(?) capoeira do @grupomagiadacapoeiraoficual e oficina de pintura com tintas feitas com terra com @sauloszabo foi pura emoção!!!

Para fecharmos sobre o IV Festival Fazendinhando, também ressaltamos a importância da gastronomia local, que une, nutre e contribui para essa belíssima interação!

 

Um detalhe que fez total diferença no festival foi a capacitação das nossas Fazendeiras feita pela nossa querida Haydee Belda com acompanhamento dos nutricionistas Nilton @niltonstanguini  e Lara @nutrilaranovaes, que no final resultou na produção de mais de 450 marmitas deliciosas de Baião de Dois distribuídas na fazendinha! O prato tradicional contava também com opção vegetariana!

Ainda na parte de alimentação tivemos a distribuição de Ovos de Páscoa para as crianças, doação e distribuição realizada pelo incrível time da @perkinswill_br deixando o dia mais doce e alegre!

Chegou o momento de compartilharmos um pouquinho dessa edição tão linda e impactante para a comunidade do Jardim Colombo.

III Festival Fazendinhando

No dia 19/06/2022, tivemos um dia maravilhoso na Fazendinha com a volta do nosso Festival Fazendinhando! Dessa vez, nossa terceira edição e uma muito especial pós-pandemia.

Com um dia cheio de liberdade para se expressar através da arte e fortalecer os laços da comunidade, desfrutamos de um tempo muito bom envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos.
Buscando dar voz aos artistas locais, contamos com muita música, dança, grafitti e exposições fotográficas, além de espaço para debates e discussões, oficinas e atividades socioeducativas.
Agradecemos a presença de todos, e pelo apoio e suporte que recebemos dos nossos parceiros para que tudo isso fosse possível.


Patrocinado por @uniofyork

Apoiado por @uniaojardimcolombo @rpnacobogo @mpgarquitetura @arq.futuro

ii Festival Fazendinhando

Nossa segunda edição do Festival Fazendinhando (2019) foi maravilhosa, cheia de luz. Os sorrisos e brilhos nos olhos pousaram no Jardim Colombo. A lista de agradecimentos é imensa, onde cada um contribuiu para que fizesse acontecer.
Começamos com essa equipe Fazendinhando que não parou por um minuto: @ster.carro@ola_eriiks@kamilla_baes@msilviaferreira@veronicavacaro. Nossos guardiões diários da Fazendinha Paulo e Mauro também marcaram presença e foram/são super essenciais.
Pessoal do @esfbrasil, botando a mão na massa. @ale.protetica, nossa grande amiga/parceira sempre presente. E uma boa festa também tem comida, onde a @fbiads não economizou nas comidinhas gostosas, e dona Heide com toda sua determinação nos ajudando.

Teve exposição com as obras das crianças, teve urbanismo tático com a oficina "aqui passa um rio" terminando com a rua pintada, teve muita comida boa e pra fechar com chave de ouro, shows maravilhosos com o pessoal do @batukebrada mais uma vez conosco trazendo todo seu talento e o @forrodasminas, com uma apresentação que aqueceu os corações presentes "Quando a gente se move, toda a estrutura à nossa volta se move conosco."
Foi lindo demais ver os moradores do entorno acompanhando atentos de suas casas o que acontecia ali, enquanto outros vinham chegando pra se juntarem a nós.

E tem as crianças. Pequenas grandes potências, estrelas que brilham cada vez mais.
E seguimos, constantes, construindo um parque dentro da quebrada