top of page

quem somos

PHOTO-2022-10-18-13-50-43.jpg

Fazendinhando é um instituto de transformação territorial, cultural e socioambiental que atua em favelas, feito por e para os moradores.

nossa missão

Por meio de uma gestão eficiente e processo participativo pretendemos engajar, conscientizar, integrar e desenvolver a comunidade do Jardim Colombo e seu entorno. Com a capacitação dos moradores, buscamos a autossutentabilidade do movimento.

IMG_20190112_151719388.jpg
IMG_9558.jpg

Propósito

 Transformar as favelas por meio da arquitetura social e do empoderamento comunitário

O que fazemos

Realizamos a recuperação de espaços públicos degradados, reformas em moradias precarias, capacitação de mulheres com empreendedorismo social e ações de arte e cultura, visando a integração da comunidade.

3ffae27d-18d3-42f5-9220-2cf59a9caf1f.jpg
_MG_7117.jpg

Valores

+ Ética nas relações e transparência no exercício das atividades;

+ Participação ativa dos cidadãos nas decisões e estruturas do poder local;

+ Respeito e preservação do histórico local à todos os públicos;

+ Igualdade de oportunidades.

nossa comunidade

BENFEITORIA3.jpg

A comunidade do Jardim Colombo está inserida em região de loteamentos particulares, originados do parcelamento de uma antiga e ampla chácara de propriedade do médico Antônio Bueno e de Joaquim Manuel da Fonseca, e que hoje abriga uma população de aproximadamente 15.000 moradores em área de 14.9 hectares, a qual integra o Complexo de Paraisópolis, constituído por quatro núcleos - Paraisópolis, Jardim Colombo, Pinheiral e Porto Seguro - perfazendo uma ocupação de 101,5 hectares, em um local de forte expansão imobiliária e vizinhança consolidada de renda média a alta.

antiga associação e novo instituto: a transição

O Instituto Fazendinhando foi criado em 2021, mas até o mesmo ano, o Movimento fazia parte da União Educacional e Esportiva do Jardim Colombo, criada em 2012, mas que efetivamente ganhou força em 2017 quando se reestruturou, criando uma governança forte para desenvolver projetos transformadores no Jardim Colombo. 

 

A comunidade não tem praça nem parque, mas tinha um lixão. Assim surgiu o primeiro desafio: a partir de um pacto social, os moradores do Colombo, com apoio da União de Moradores e do Arq. Futuro, deram início a uma mobilização para remover os resíduos e o entulho do terreno e transformá-lo em um parque: o Parque Fazendinha. Em 2020, durante a pandemia do novo coronavírus, diante de um cenário de mulheres, mães solo e chefes de família, nasce o projeto Fazendeiras, além do Fazendolar, que tem como objetivo promover reformas em casas em situação de vulnerabilidade.

 

Com muito êxito recebemos a União Educacional e Esportiva, que abraçou o Fazendinhando durante três anos, agora a deixa para alçar novos voos. Por isso abrimos o Instituto, para que nossa atuação possa chegar em outros territórios.

IMG_20190112_145500764.jpg

amigos do fazendinhando

01. Logotipo União Educacional e Esportiva do Jardim Colombo
FAB.jpg
download.png
22. Logotipo Cobogó Relações Públicas.png
02. Logotipo União dos Moradores da Favela do Jardim Colombo
Núcleo São Paulo-01.png
sehab.png
03. Logotipo Arqfuturo
RL.png
Avenues-the-world-school-.png
24. Logotipo Tintas Coral.png
04. Logo BEI Editora
papelsolidario.png
casacor.png
perkinsewill logo.jpg
05. Claudia Moreira Salles.jpg
20. Logotipo Orgânico Solidário.png
25. Logotipo Instituto Ampliar.png.png
MPG ARQ LOGO.jpg
bottom of page