quem somos

Screen Shot 2018-11-28 at 8.50.06 PM.png

Fazendinhando é um movimento de transformação territorial, cultural e social em regiões vulneráveis, feito por e para os moradores, por meio da recuperação de espaços públicos e ações de arte e cultura visando a integração da comunidade.

Fazemos parte do Instituto Fazendinhando e contamos com a parceria da União de Moradores do Jardim Colombo, órgãos públicos, iniciativa privada e sociedade civil.

nossa missão

Por meio de uma gestão eficiente e processo participativo pretendemos engajar, conscientizar, integrar e desenvolver a comunidade do Jardim Colombo e seu entorno. Com a capacitação dos moradores, buscamos a autossutentabilidade do movimento.

IMG_20190112_151719388.jpg
_MG_7117.jpg

Valores

+ Ética nas relações e transparência no exercício das atividades;

+ Participação ativa dos cidadãos nas decisões e estruturas do poder local;

+ Respeito e preservação do histórico local à todos os públicos;

+ Igualdade de oportunidades.

nossa comunidade

BENFEITORIA3.jpg

A comunidade do Jardim Colombo, está inserida em região de loteamentos particulares, originados do parcelamento de uma antiga e ampla chácara de propriedade do médico Antônio Bueno e de Joaquim Manuel da Fonseca, e que hoje abriga uma população de aproximadamente 18.000 moradores em área de 14.9 hectares, a qual integra o Complexo de Paraisópolis, constituído por quatro núcleos - Paraisópolis, Jardim Colombo, Pinheiral e Porto Seguro - perfazendo uma ocupação de 101,5 hectares, em um local de forte expansão imobiliária e vizinhança consolidada de renda média a alta.

antiga associação e novo instituto: a transição

O Instituto Fazendinhando foi criado em 2021, mas até o mesmo ano, o Movimento fazia parte da União Educacional e Esportiva do Jardim Colombo, criada em 2012, mas que efetivamente ganhou força em 2017 quando se reestruturou, criando uma governança forte para desenvolver projetos transformadores no Jardim Colombo. 

 

A comunidade não tem uma praça nem parque, mas tinha um lixão. Assim surgiu o primeiro desafio: a partir de um pacto social, os moradores do Colombo, com apoio da União de Moradores e do Arq. Futuro, deram início a uma mobilização para remover os resíduos e o entulho do terreno e transformá-lo em um parque: o Parque Fazendinha. Em 2020, durante a pandemia do novo coronavírus, diante de um cenário de mulheres, mães solo e chefes de família, nasce o projeto Fazendeiras, além do Fazendolar, que tem como objetivo promover reformas em casas em situação de vulnerabilidade.

 

Com muito êxito recebemos a União Educacional e Esportiva, que abraçou o Fazendinhando durante três anos, agora a deixa para alçar novos voos. Por isso abrimos o Instituto, para que nossa atuação possa chegar em outros territórios.

IMG_20190112_145500764.jpg

amigos do fazendinhando

01. Logotipo União Educacional e Esportiva do Jardim Colombo
FAB.jpg
download.png
16. Logotipo Colégio Santo Américo.jpg
21. Logotipo ONG Banco de Alimentos.png.png
02. Logotipo União dos Moradores da Favela do Jardim Colombo
Núcleo São Paulo-01.png
sehab.png
17. Logotipo Curseria.png
22. Logotipo Cobogó Relações Públicas.png
03. Logotipo Arqfuturo
RL.png
Insper-positivo.png
18. Logotipo Itaú Social.png
04. Logo BEI Editora
papelsolidario.png
Avenues-the-world-school-.png
19. Logotipo Fundação Tide Setubal.png
24. Logotipo Tintas Coral.png
05. Claudia Moreira Salles.jpg
10. A Especiarista.png
casacor.png
20. Logotipo Orgânico Solidário.png
25. Logotipo Instituto Ampliar.png.png