quem somos

Screen Shot 2018-11-28 at 8.50.06 PM.png

Fazendinhando é um movimento de transformação territorial, cultural e social em regiões vulneráveis, feito por e para os moradores, por meio da recuperação de espaços públicos e ações de arte e cultura visando a integração da comunidade.

Fazemos parte do Instituto Fazendinhando e contamos com a parceria da União de Moradores do Jardim Colombo, órgãos públicos, iniciativa privada e sociedade civil.

nossa missão

Por meio de uma gestão eficiente e processo participativo pretendemos engajar, conscientizar, integrar e desenvolver a comunidade do Jardim Colombo e seu entorno. Com a capacitação dos moradores, buscamos a autossutentabilidade do movimento.

IMG_20190112_151719388.jpg
_MG_7117.jpg

Valores

+ Ética nas relações e transparência no exercício das atividades;

+ Participação ativa dos cidadãos nas decisões e estruturas do poder local;

+ Respeito e preservação do histórico local à todos os públicos;

+ Igualdade de oportunidades.

nossa comunidade

BENFEITORIA3.jpg

A comunidade do Jardim Colombo está inserida em região de loteamentos particulares, originados do parcelamento de uma antiga e ampla chácara de propriedade do médico Antônio Bueno e de Joaquim Manuel da Fonseca, e que hoje abriga uma população de aproximadamente 15.000 moradores em área de 14.9 hectares, a qual integra o Complexo de Paraisópolis, constituído por quatro núcleos - Paraisópolis, Jardim Colombo, Pinheiral e Porto Seguro - perfazendo uma ocupação de 101,5 hectares, em um local de forte expansão imobiliária e vizinhança consolidada de renda média a alta.

antiga associação e novo instituto: a transição

O Instituto Fazendinhando foi criado em 2021, mas até o mesmo ano, o Movimento fazia parte da União Educacional e Esportiva do Jardim Colombo, criada em 2012, mas que efetivamente ganhou força em 2017 quando se reestruturou, criando uma governança forte para desenvolver projetos transformadores no Jardim Colombo. 

 

A comunidade não tem praça nem parque, mas tinha um lixão. Assim surgiu o primeiro desafio: a partir de um pacto social, os moradores do Colombo, com apoio da União de Moradores e do Arq. Futuro, deram início a uma mobilização para remover os resíduos e o entulho do terreno e transformá-lo em um parque: o Parque Fazendinha. Em 2020, durante a pandemia do novo coronavírus, diante de um cenário de mulheres, mães solo e chefes de família, nasce o projeto Fazendeiras, além do Fazendolar, que tem como objetivo promover reformas em casas em situação de vulnerabilidade.

 

Com muito êxito recebemos a União Educacional e Esportiva, que abraçou o Fazendinhando durante três anos, agora a deixa para alçar novos voos. Por isso abrimos o Instituto, para que nossa atuação possa chegar em outros territórios.

IMG_20190112_145500764.jpg

amigos do fazendinhando

01. Logotipo União Educacional e Esportiva do Jardim Colombo
FAB.jpg
download.png
16. Logotipo Colégio Santo Américo.jpg
21. Logotipo ONG Banco de Alimentos.png.png
MPG ARQ LOGO.jpg
02. Logotipo União dos Moradores da Favela do Jardim Colombo
Núcleo São Paulo-01.png
sehab.png
17. Logotipo Curseria.png
22. Logotipo Cobogó Relações Públicas.png
perkinsewill logo.jpg
03. Logotipo Arqfuturo
RL.png
Insper-positivo.png
18. Logotipo Itaú Social.png
04. Logo BEI Editora
papelsolidario.png
Avenues-the-world-school-.png
19. Logotipo Fundação Tide Setubal.png
24. Logotipo Tintas Coral.png
05. Claudia Moreira Salles.jpg
10. A Especiarista.png
casacor.png
20. Logotipo Orgânico Solidário.png
25. Logotipo Instituto Ampliar.png.png