BENFEITORIA3.jpg

O JARDIM COLOMBO

Jardim Colombo, localizada no complexo de Paraisópolis, zona oeste de São Paulo, é uma comunidade vibrante e dinâmica, porém com diversas carências fundamentais. A paisagem é dominada pelos resíduos sólidos deixados nas ruas pelos moradores, por falta de solução melhor. O córrego, que cruza todo o espaço, está poluído e em diversos momentos passa por baixo de moradias, causando problemas de enchentes e de saúde aos moradores.

A comunidade tem cerca de 15 mil habitantes, sem nenhuma centralidade ou espaço de encontro e lazer, a não ser um terreno abandonado de aproximadamente 1000m² conhecido como Fazendinha, devido à criação de animais no passado. Nos últimos anos o espaço se tornou um grande depósito de resíduos e entulho. No final de 2017, porém, a história começou a mudar: os moradores do Colombo e organizações próximas deram início a uma mobilização para remover os resíduos e o entulho do terreno e transformá-lo num parque - o Parque Fazendinha. A iniciativa foi inspirada pelo relato de Mauro Quintanilha, fundador e idealizador do Parque Sitiê (Rio de Janeiro), que apresentou o caso carioca aos moradores do Jd. Colombo e mostrou que é possível converter um ponto viciado de descarte de lixo e entulho em um espaço público para a comunidade.


Em 2017 o Arq.Futuro se tornou parceiro do projeto Parque Fazendinha, apoiando e acompanhando as lideranças comunitárias em seu diálogo com diversos órgãos do Poder Público para que se execute a urbanização do bairro, além de auxiliar na criação de estruturas de governança para as associações da sociedade civil locais atuarem de forma transparente, perene e representativa na comunidade.


Depois de muitos meses sem mudanças significativas no Jardim Colombo ou no terreno da Fazendinha, era essencial gerar um estímulo a fim de conscientizar os moradores da importância de cuidar deste terreno. Assim surgiu o Fazendinhando, I Festival de Artes do Colombo, como catalisador da mudança física e perceptiva do espaço. 

©2019 by Parque Fazendinha - Jardim Colombo. Proudly created with Wix.com